Sobre nós

A Igreja Evangélica Pentecostal Assembleia de Deus da Covilhã é uma Igreja Cristã Evangélica Pentecostal, associada à Convenção das Assembleias de Deus em Portugal com o nº i10 e à Aliança Evangélica Portuguesa sob o nº 326.

Um pouco da nossa História:

Não podemos falar da Covilhã sem mencionar os factos ocorridos na Beira Baixa, região onde a mesma fica situada.

Os Evangélicos pregam a mensagem da Cruz nesta província desde o início do século. Sabe-se que, outrora, existiram casas de oração na Cidade de Castelo Branco, no Fundão e na aldeia de Souto da Casa.

Porém, a partir de 1955, a obra sofreu um forte impulso, devido à acção evangelizadora dos pioneiros, Dr. Colin Bowker e da esposa Margaret, médicos ingleses, chegados a Portugal em 1939.

Colin M. Bowker

Nasceu a 20 de Julho de 1912, em Valley Fiel Weston Turvile R. D., na Inglaterra. Era filho de um engenheiro de Máquinas, de nome Artur Geral Bowker e de D. Jessis Bowker.

Foi casado com a médica Margaret Bowker, e dessa união nasceram uma menina e dois rapazes.

Chegaram a Portugal com o alvo de aprender português, a fim de se deslocarem a Moçambique como missionários, o que acabou por não acontecer.

Antes destes irmãos, muitos outros se deslocaram a estas paragens a fim de transmitirem a palavra de Deus. Entre eles, constam os nomes de José Alexandre, Colportor da Sociedade Bíblica, José Augusto Santos e Silva, Júlio Roberto dos Santos, António de Sousa Ramos e João Rodrigues Vicente.

Por volta do ano de 1905, fixaram residência no Souto da Casa – Fundão, a família Vaz, convertida numa Igreja Evangélica em Lisboa, situada na Rua Dr. Manuel Arriaga.

Os servos de Deus, que naquele tempo evangelizaram estas terras sofrerem muito. Em meados de Maio de 1938, morreu um fiel no Souto da Casa, e o povo, instigado pelo ministro da religião, lutou bastante para impedir que o corpo fosse sepultado no cemitério. No entanto, não conseguiram. Tentaram assaltar a casa da família enlutada, chegando a partir telhas e vidros e só não fizeram mais, porque as autoridades impuseram a ordem.

No dia 30 de Agosto de 1951, o jovem Samuel Robalo Rodrigues Vicente, membro de uma família crente, residente na Cidade da Covilhã, pediu ao Missionário Dr. Bowker que realizasse uma visita evangelística à Beira Baixa.

Dois meses depois, o mesmo jovem apela aos obreiros, em geral, através da Revista Novas de Alegria, com as seguintes palavras: “Passa à Covilhã e ajuda-nos … almas perdidas; não temos sequer uma pequena casa onde ouvir a palavra de Jesus Cristo.”.

Estes apelos tocaram o coração dos irmãos Bowker, e em Outubro de 1954, vieram, definitivamente, para a Cova da Beira.

Depois de algumas dificuldades, em 1955, a família Bowker conseguiu alugar uma casa na Rua Dr. José Valério da Cruz, e no dia 24 de Abril do mesmo ano foi inaugurada uma das primeiras Assembleias de Deus da Beira Baixa. Nessa casa realizaram-se as primeiras reuniões evangélicas, sob a liderança do irmão Colin Bowker.

Mais tarde, alugou outra casa na rua dos Combatentes da grande Guerra Nº22 2º, para a realização dos cultos. Essa serviu de casa de oração até Julho 1992. Posteriormente, foi adquirida, definitivamente, uma casa propriedade da Assembleia de Deus da Covilhã, na Rua da Indústria.