A Manifestação da Glória de Deus no Cativeiro

(Ezequiel 1:1-3) 1.E aconteceu, no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, que, estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu vi visões de Deus. 2.No quinto dia do mês (no quinto ano do cativeiro do rei Joaquim), 3.veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR.

 Ezequiel significa: Deus é forte ou Deus fortalece.

              Só Deus tem o poder de nos fortalecer nos cativeiros que enfrentamos diáriamente. Ele é o Deus Forte. Ele é o Deus Todo-Poderoso. Para Ele não há impossiveis!

  1. NO MEIO DOS CATIVOS:

  (Ezequiel 1:1) estando eu no meio dos cativos

              Ezequiel e o seu povo estavam no cativeiro na Babilónia. Isto significa que ele e o povo de Israel estavam presos, sujeitos à escravidão na Babilónia.

            Sem dúvida alguma que era um momento dificil para ele e para o povo de Deus. Ninguém gosta de estar em cativeiro.

            Cativeiro fala de dor, sofrimento, escassez. Muitas são as vezes que parece estarmos em cativeiro.

            Sentimo-nos cativos da doença…

            Sentimo-nos cativos do trabalho

            Sentimo-nos cativos dos outros…

            Sentimo-nos cativos de sentimentos menos agardáveis…

            Sentimo-nos cativos do medo…

            Sentimo-nos cativos do desânimo…

              É interessante analisar que Ezequiel não diz: estando eu no cativeiro, mas sim: estando eu no meio dos cativos. Isto mostra-nos que ele estava no cativeiro, no meio dos cativos, mas não se sentia cativo.

              Paulo e Silas também estavam na prisão, mas não se sentiam presos...

  (Actos 16:22-40)

              É isto que acontece com aquele que tem comunhão com Deus, que procura viver uma vida de obediência à Sua Palavra.

            Vejamos Ezequiel estava… 

  1. JUNTO AO RIO QUEBAR:

 (Ezequiel 1:1) junto ao rio Quebar

              É verdade que Ezequiel estava na Babilónia (que simboliza o mundo), estava no cativeiro, mas não num lugar qualquer – estava junto ao Rio Quebar, e por isso ele estava no meio dos cativos, mas não se sentia cativo.

            Em tempos de cativeiro, em tempos de lutas e dificuldades escolha ficar junto ao rio, junto ao Rio de Deus.

            Muitas vezes o deserto é grande, o calor aperta, a sede aumenta, mas se estivermos junto ao rio (de Deus) não seremos destruídos.

(Salmo 1) 1.Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2.Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3.Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. 4.Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5.Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6.Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.

             Estando Junto ao Rio de Deus, junto ao Rio do Espírito:

a) As folhas não murcharão nem cairão - a nossa vida será sempre viçosa

b) O fruto virá no tempo próprio - daremos bom fruto e que permanece

c) A prosperidade será uma realidade - aquilo que fazemos será abençoado por Deus

(João 7:38) Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

             Ezequiel estava no cativeiro, junto ao rio Quebar e aí ele teve acesso aos… 

  1. CÉUS ABERTOS E VISÕES DE DEUS:

  (Ezequiel 1:1) se abriram os céus, e eu vi visões de Deus.

              Que Deus tremendo, o Deus de Ezequiel! Este Deus, que é também o nosso Deus! Deus é o mesmo, o Seu desejo é o mesmo e o Seu Poder é o mesmo!

(Hebreus 13:8) Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.

            No cativeiro de Ezequiel e do Povo de Israel, os Céus se abriram e Ezequiel teve visões de Deus.

            Prezado amigo, creia que é no deserto que os céus se abrem e o maná é enviado… Deus nos sustenta a cada dia…

              - No ano em que morreu o Rei Uzias, Isaías viu o Senhor.

              - Enquanto era apedrejado, Estevão viu o Céu aberto, viu a Glória de Deus e Jesus à direita do Pai.

              - João, exilado na Ilha de Patmos viu o céu aberto e teve várias visões da parte de Deus. 

  1. E A MÃO DO SENHOR ESTEVE SOBRE ELE ALI

  (Ezequiel 1:3) e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR.

              Mais uma vez vemos o Deus fantástico que temos, Aquele a quem amamos e servimos de todo o coração!     

(Isaías 59:1) Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. 

Esta é a Mão poderosa de Deus que nos liberta de tudo aquilo que nos aprisiona. Os Céus se abrem de modo a conhecermos a Verdade que liberta. 

(João 8:32) E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

              Ainda que esteja preso em alguma circunstância se sentirá livre como Paulo e Silas na prisão e como Ezequiel na Bablilónia!

CONCLUSÃO:

(II Crónicas 7:13-15) 13.Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14.e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 15.Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.

 

A GLÓRIA DE DEUS NO MEIO DO CATIVEIRO

              Na Palavra de Deus encontramos muitas pessoas que receberam a manifestação da Glória de Deus no meio do seu cativeiro!

            Infelizmente, todos temos o nosso cativeiro. Todos nós temos alguma coisa que nos aprisiona.

  I) O CATIVEIRO DE UM GADARENO:

(Marcos 5:1-20) 1.E CHEGARAM à outra banda do mar, à província dos gadarenos. 2.E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; 3.O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; 4.Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. 5.E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. 6.E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. 7.E clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. 8.(Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo). 9.E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10.E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. 11.E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos 12.E todos aqueles demónios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. 13.E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar. 14.E os que apascentavam os porcos fugiram, e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. 15.E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. 16.E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado; e acerca dos porcos: 17.E começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos. 18.E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. 19.Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhes: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti. 20.E ele foi, e começou a anunciar em Dacápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam.

Tal era o cativeiro deste homem que:

            - Morava nos sepulcros – num cemitério

            - De dia e de noite clamava pelos montes e pelos sepulcros

            - Feria-se com pedras

Esta é a obra do nosso inimigo

            - Escravizar, manter em cativeiro – a Bíblia diz que ele veio para roubar, matar e destruir a vida do ser humano

            - Fazer do ser humano um farrapo na suas mãos.

             Diz a Bíblia que tentavam amarrar este homem grilhões e cadeias, mas o poder que o aprisionava, que o mantia em cativeiro era superior

              Mas pela Graça de Deus – Jesus manifestou a Sua Glória no cativeiro deste homem.

              Não importa quão grande é o poder que que te mantém cativo…

             Jesus veio para desfazer as obras de Satanás!! Glória a Deus!

Se estás cativo em alguma obra de Satanás, crê no Poder de Jesus – Ele deseja manifestar a Sua Glória e te libertar dessa situação. 

II) O CATIVEIRO DE UM PARALITICO:

(João 5:1-15) 1.DEPOIS disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2.Ora em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. 3.Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. 4.Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque; e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. 5.E estava ali um homem que havia trinta e oito anos, se achava enfermo. 6.E Jesus, vendo este deitado; e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? 7.O enfermo respondeu-lhe: Senhor; não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me meta no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 8.Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama, e anda. 9.Logo aquele homem ficou são; e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado. 10.Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar a cama. 11.Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama, e anda. 12.Perguntaram-lhe pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama, e anda? 13.E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão 14.Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior. 15.E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.

            Este homem também estava num cativeiro terrível. Durante 38 anos paralítico.

            Este homem estava cativo:

            - Da doença

            - Da Solidão

            - Da tristeza

            - Do desânimo

            - Da falta de esperança

              Ninguém fazia nada por ele, mas pela Graça de Deus, Jesus se aproximou deste homem e manifestou a Sua glória no cativeiro deste homem tirando-o daquela situação.

            Jesus curou a sua enfermidade e restaurou completamente o seu coração!

            Se estás cativo de alguma doença – crê no Poder de Jesus Cristo – ainda hoje Ele tem o poder de curar enfermidades. Foi para isto que Ele veio ao mundo. Foi para isto que o Verbo se fez carne.

              O Salmista dizia:

(Salmo 103:3-4) 3.É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades; 4.quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia;

III) O CATIVEIRO DE UMA MULHER ADULTERA

(João 8:1-11) 1.PORÉM Jesus foi para o monte das Oliveiras; 2.E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. 3.E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; 4.E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio acto, adulterando. 5.E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu pois que dizes? 6.Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. 7.E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. 8.E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. 9.Quando ouviram isto, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. 10.E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11.E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno: vai-te, e não peques mais.

            O cativeiro desta mulher também era grande.

            Esta mulher neste momento em que foi apresentada a Jesus estava cativa dos religiosos daquele tempo que a queriam apedrejar.

            Para além deste cativeiro, esta mulher também estava cativa do pecado – pois tinha sido apanhada em adultério.

            Mas pela Graça de Deus, Jesus manifestou a Sua Glória na vida desta mulher.

            Em primeiro lugar Jesus tirou-a do cativeiro daqueles homens religiosos que a queriam apedrejar quando disse:

(João 8:7) E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

             Em segundo lugar, Jesus tirou-a de um outro cativeiro mais forte, do poder pecado.

(Lucas 5:24) Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.

Conclusão:

Não importa qual é o teu cativeiro – Jesus pode tirar-te dele. Pede a Deus que te liberte desse cativeiro.